Logo

A percepção organizacional sobre o seu posicionamento mercadológico ou sobre a sua disposição para a gestão, em interface com uma avaliação independente e autônoma, proporcionada por um processo de mentoria é considerado um diferencial competitivo. 

Atualmente, o ambiente disruptivo, exige postura de inovação constante nos modelos de administração, neste sentido, o gestor deve ter foco mercadológico ampliado e mentalidade aberta, ressignificando sua experiência no mercado e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento organizacional.

A mentoria empresarial é uma metodologia de transferência de experiência, percepção e conhecimento. Ocorre quando a visão de um(a) mentor(a) é compartilhada com um gestor ou executivo, o foco sempre é a melhor condução dos negócios.

A responsabilidade do planejamento estratégico é atribuída, densamente, aos atuais líderes ou executivos, neste sentido, este trabalho promove o alcance de requisitos de alta performance, acreditamos que melhorar o desempenho organizacional, perpassa pela análise de deficiências e pela avaliação de oportunidades de melhorias, este trabalho pode gerar maior crescimento e produzir incremento organizacional.

 

Durante o processo de mentoria, os gestores irão receber:

  • Auxílio na identificação de gaps e na tomada de decisão 
  • Informações e conhecimentos acerca das habilidades gerenciais mais importantes 
  • Direcionamentos sobre ações que compõem o ciclo do processo administrativo, são elas: planejamento, organização, direção e controle (PODC).

Gestores têm buscado esta metodologia de trabalho como assistência gerencial, suporte na tomada de decisão e como matizes de ações que visem o aprimoramento de estratégias e de metas que devem acarretar progresso institucional e que podem gerar mais lucro. 

O processo de mentoria trabalha com procedimentos técnicos, cognitivos e comportamentais.

 

Para isto, o mentor deve ser:

  • Extremante preparado 
  • Com forte formação acadêmica 
  • Com experiências profissionais sólidas  
  • Conhecimentos aprofundados nas temáticas do mundo corporativo que devem ser constantemente ponderados, para que as críticas gerenciais sejam construtivas e oportunizem mudanças positivas e melhores estratégias.

savoir-faire do mentor aliado e compartilhado aos conhecimentos dos excetivos e ao histórico organizacional, em ação de parceria e sinergia, constituem-se subsídios e elementos que podem sanar lacunas e, ao mesmo tempo, tornar mínimas as carências de performance do executivo, pois, geram insights substanciados em experiências compartilhadas e convergência entre o gestor e os valores do negócio.

Podemos afirmar que o acesso à contribuição profissional de mentores experts, com conhecimento mercadológico e formação acadêmica de ponta, pode promover incremento organizacional acelerado e melhoria de resultados. Neste movimento de desenvolvimento, o gestor é levado a se afastar de limitações, tornando-o mais preparado, acelerando as ações de gestão e promovendo a maturidade organizacional.

Dentre os benefícios do processo de mentoria é que ele apresenta oportunidades pontuais para pequenos empresários e microempreendedores individuais (MEIs), pelo fato de poderem contar com a expertise do mentor para trocar conhecimentos sobre o negócio com o mesmo nível de comprometimento e visão sistêmica apresentada em grandes empresas. 

 

Dentre outras contribuições, esta metodologia permite a maximização dos pontos positivos organizacionais, elevando suas oportunidades, pois a empresa contará com perspectivas de análise externa por meio do mentor, tais como a visão do cliente e do mercado, o que pode incidir em:

  • Orientações 
  • Acompanhamentos 
  • Participação no planejamento estratégico 
  • Indicação de soluções e resolução de problemas
  • Gestão de crise.

A mentoria na administração do negócio, trabalha com visão sistêmica e o pensamento estratégico de futuro, otimizando a gestão. Para isto, analisa as técnicas de gestão do negócio e o histórico do ciclo de vida da empresa para definição de atuações pontuais e assertivas de suporte ao realinhamento mercadológico ou crescimento da organização.

O momento requer capacidade de resiliência e adaptação constante, neste sentido, a otimização de recursos através da boa gestão é essencial, neste ponto, a mentoria pode contribuir de forma significativa com visão assertiva e direcionada à diversificação e mudança. 

Esta metodologia de aprendizado e relacionamento, faz parte do processo de gerenciamento de pessoas: 

  • Desenvolvendo executivos e líderes 
  • Aprimorando competências e visão global 
  • Promovendo a aceleração no aprendizado e a melhoria da percepção do gestor quanto a sua cidadania organizacional são potencializadas. 

A mentoria de negócios é um investimento econômico e estrutural, que pode reduzir custos com gargalos e decisões equivocadas e que geram custos enormes às organizações. O custo-benefício é percebido como geração de valor e investimento para as empresas, executivos, líderes, clientes e colaboradores. O processo vantajoso que está ao alcance das empresas através do mentor qualificado, com imagem íntegra e disposição para compartilhar e acolher conhecimento. 

Nossa empresa tem sede na cidade de Brasília/DF, na região Centro-Oeste, no entanto, podemos atender em todo território nacional. Entre em contato e converse com a gente!

Mentoria não é custo, é inovação! Prepare-se para o futuro, trabalhe com a Albany.

TELEFONES

(61) 98228-3947 | (61) 99974-9867

E-MAIL

desenvolvimento@albanyclassic.com.br

Endereço Hotel Manhattan Plaza - SHN Quadra 02 Bloco A, St. Hoteleiro Norte, Loja 90 - Asa Norte, Brasília - DF - CEP: 70.702-900
Veja no mapa
Endereço SCLN 403, Bloco C, Sala 12 - Asa Norte, Brasília - DF - CEP: 70.835-530
Veja no mapa