Apesar do avanço tecnológico na gestão de Recursos Humanos, o processo de recrutamento e seleção ainda requer análise apurada do perfil comportamental dos aspirantes ao cargo, informações que a inteligência artificial ainda não domina e que são consideradas estratégicas para o seu bom desempenho do colaborador na organização.
Desde a abertura da vaga, o processo de admissão requer expertise em todos os subprocessos:
- Triagem de currículos
- Realização de entrevistas
- Aplicação de testes técnicos e comportamentais,
- Execução de dinâmicas de grupos
- Contratação do candidato.
O processo de atração e captação de currículos em variados tipos de processos de recrutamento e seleção, deve considerar, os preceitos éticos, os quais são determinantes para a boa escolha de profissionais. Dentre os objetivos fundamentais e estratégicos dos processos está a capacitação e habilitação técnicas e emocional do candidato para atender aos requisitos do cargo, das funções e das tarefas.
A atenção plena a estes requisitos, possibilita o encaixe assertivo do candidato à vaga disponível, e ainda, permite ao profissional visualizar oportunidades para uma futura promoção ou progressão. E se faz imprescindível o planejamento e a observação de indicadores no processo de avaliação que possam indicar a potência do candidato para o alcance de resultados positivos organizacionais, assim, cresce a demanda pela seleção por competências, ou seja, mapeando conhecimentos, habilidades e atitudes.
A seleção por competências tem demonstrado sucesso, uma vez que é abalizada por fatores mensuráveis e que apresentam as reais capacidades e possibilidades do profissional avaliado. Este tipo de seleção contribui para a retenção de talento, diminuindo índices de rotatividade e, por conseguinte, alta de perda de conhecimento organizacional. Para que estas vantagens sejam alcançadas, a descrição minuciosa do cargo deve ser realizada em consonância com aspectos operacionais e de condutas necessárias à realização das tarefas e ao cumprimento da função.
Os headhunters, as agências de empregos ou agências de recolocação profissional reconhecem a necessidade de avaliação de competências, em especial, as comportamentais. Especialistas de recursos humanos apontam que os elementos emocionais e de personalidade têm impacto no rendimento e nas relações de trabalho, no entanto, afirmam que a dedicação e o cuidado da empresa com seus colaboradores e sua imagem também são aspectos igualmente importantes.
O conceito de employer branding denomina o nível de reputação organizacional na sua condição de empregadora, de modo simples, diz sobre como ela trata, valoriza e respeita seus colaboradores. Esta modalidade de endomarketing, visa aumentar a satisfação e a retenção de profissionais, subsidia o processo de atração e de interesse de candidatos, e ainda, coloco-a em posição privilegiada na hora de competir com concorrentes na contratação de profissionais mais bem qualificados.
O recrutamento com foco em metas e resultados organizacionais evidencia momento transformador nas metodologias de recrutamento e seleção de profissionais que acompanham a evolução e o aperfeiçoamento contínuo indispensável ao bom posicionamento organizacional.
O objetivo deste trabalho é o de atender as demandas corporativas e prover as empresas com profissionais diferenciados, experientes, hábeis e competentes, e, ao mesmo tempo, alocar candidatos em instituições que atendam a seu propósito pessoal. Esta interface é complexa, demanda sensibilidade do recrutador para selecionar adequadamente perfis profissionais que estejam em consonância com a cultura organizacional, e ao mesmo temo, atentar para o propósito pessoal do candidato que devem se agregar nas metas institucionais.
Sabemos que o sucesso nos negócios perpassa pela assertiva contratação de pessoas, os candidatos ideais estão disponíveis para o mercado, apenas precisam ser adequadamente revelados, isto requer expertise e boas práticas de recrutamento e seleção, a má condução deste processo, traz sem dúvida, consequências negativas para as organizações, que vão desde a produtividade até a lucratividade, isto sem falar no custo psíquico para colaboradores, equipes e clientes.
De fato, as instituições estão inseridas no mundo tecnológico e de perspectiva da expansão da inteligência artificial, conter processos humanizados e profissionais motivados serão vitais para a sobrevivência das empresas. Encontrar talentos e adaptá-los aos propósitos organizacionais é mais que uma necessidade, é um compromisso com a vida empresarial. Apesar da revolução tecnológica cíclica e acelerada, inclusive no que tange à gestão de pessoas, as metodologias de seleção de times de trabalho continuam a ser um dos grandes desafios e necessitam ser otimizados e realizados de modo eficiente.
As melhores estratégias de recrutamento e seleção convergem para a sinergia candidato-empresa, esta avaliação é feita por especialistas em recrutamento e seleção, o que garante a segurança e a contratação de candidatos preparados e eficientes.
Nossa empresa tem sede na cidade de Brasília/DF, na região Centro-Oeste, no entanto, podemos atender em todo território nacional.
O investimento na contratação de experts em recrutamento e seleção de profissionais não é custo, é incremento organizacional!